04/02/2019 20h32 - Atualizado em 06/02/2019 08h33

Ano letivo começa nas escolas estaduais com entrega de novos computadores

O governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora Jacqueline Moraes e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e o prefeito de Cariacica, Juninho, estiveram na manhã desta terça-feira (05) na Escola Néa Salles Nunes Pereira, no bairro Maracanã, no município. A visita foi para dar as boas-vindas aos alunos e fazer a entrega de 40 computadores já conectados à internet, que serão utilizados na escola para incrementar as aulas. A entrega marca o início do ano letivo para mais de 230 mil alunos em 464 escolas da rede pública estadual. 

Durante sua fala de boas-vindas aos alunos, o governador destacou para os alunos a importância da dedicação aos estudos. “Comecei a estudar em uma pequena comunidade no interior de Castelo, onde tínhamos um professor para as quatro séries, todos na mesma sala. Minha família sempre incentivou a estudarmos, mesmo com todas as dificuldades. Hoje sou governador pela segunda vez e devo tudo à minha família e às minhas escolas. A educação é o melhor caminho para termos oportunidade”, disse.

Casagrande também explicou o motivo pelo qual a escola Néa Salles Nunes Pereira foi escolhida para a visita no primeiro dia letivo do ano. “Tenham disposição e boa vontade, mesmo que morem em comunidades vulneráveis, mesmo que a escola não dê todas as condições. Temos 60 mil jovens em idade escolar fora da sala de aula. Não adianta transformar meia dúzia de escolas em excelência e abandonar todo o resto. 

Temos uma meta de escolas em tempo integral e enquanto não transformamos toda a rede, vamos dar atenção a todas as escolas. Poderíamos abrir o ano letivo em uma escola de excelência, mas preferimos vir a uma que necessita de investimentos. Hoje entregamos 40 computadores já conectados à internet, para que os alunos possam se desenvolver através da tecnologia. Uma escola sem estrutura, sem tecnologia acaba não tendo atrativos para os alunos. Vamos fazer todo o esforço para melhorar este ambiente para vocês”, concluiu.

O secretário Vitor de Angelo reforçou que essa atenção para toda a rede é um dos eixos prioritários de atuação à frente da Secretaria de Estado da Educação (Sedu): “A nossa presença aqui, hoje, marca não só o início do ano letivo para toda a rede, mas passa a mensagem muito clara de que nós não privilegiaremos determinadas escolas. A escola não é só um lugar de aprendizagem, a escola também é um espaço de lazer e de convivência. Então aproveitem para aprender, para fazer amizades e para crescerem como alunos e como professores”.

Cromebooks

Ao todo, 194 escolas recebem neste início de ano letivo o equipamento, que conta, cada um, com 40 destes cromebooks, equipamentos que levam a facilidade do acesso à Internet via wi-fi em qualquer ambiente da escola.

O equipamento é apropriado para uso do wi-fi, permitindo, assim, ganho do tempo de aula, além do uso em outros ambientes da escola, sem necessidade de mobiliário específico e instalações elétricas. O espaço dinâmico permite criar e experimentar práticas pedagógicas inovadoras.

Renovação da frota da patrulha

A Sedu recebeu, recentemente, 13 novas viaturas para auxiliar o trabalho da Coordenação da Companhia Especializada de Polícia Escolar. Os novos veículos renovam e ampliam a frota da Patrulha Escolar, possibilitando a atuação de todo o efetivo e a expansão do serviço para municípios do interior do Estado durante visitas preventivas às escolas, no mínimo, uma vez por semana. 

Novas escolas em Tempo Integral

Além das escolas de Ensino Regular, a Sedu também iniciou, nesta terça (05), as atividades escolares do ano letivo em mais quatro unidades de Tempo Integral, localizadas em Viana, Conceição do Castelo, Muqui e Fundão.
 
Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.es.gov.br / ecsrocha@sedu.es.gov.br / celguimaraes@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard