25/06/2019 19h51 - Atualizado em 26/06/2019 09h14

Conselho Estadual de Ética Pública toma posse

Tomaram posse, nesta terça-feira (25), os novos membros do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Espírito Santo. Extinto desde 2017, o Conselho de Ética tem como objetivo tomar decisões considerando o interesse público de forma íntegra, imparcial e transparente.

Estiveram presentes na reunião de posse, o governador Renato Casagrande, os conselheiros Antônio Augusto Genelhu Junior, Alzira Maria Bittencourt de Araújo, Bárbara Carneiro Caniçali, Edebrande Cavalieri, José Edgar Rebouças, Rodrigo Reis Mazzei e Thiago Fabres de Carvalho e, ainda, os secretários de Estado de Governo, Tyago Hoffman, e de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Casagrande destacou a independência do colegiado: “O Conselho é totalmente independente. Tem assuntos e situações que, de fato, podem ser legais, mas podem ser imorais. Às vezes, o governador pode ter uma dúvida e acionar o Conselho de Ética. Vocês funcionarão como um colegiado que fará a defesa dos interesses da população capixaba dentro dos princípios que norteiam os valores éticos. Agradeço a disponibilidade de colaborar com a população capixaba”, afirmou o governador.

O mandato dos nomeados vai até junho de 2022. Para a função de presidente foi escolhido o advogado Antônio Augusto Genelhu Junior, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES). Já o secretário executivo do Conselho será o advogado Thiago Fabres.

O secretário de Governo, Tyago Hoffmann, afirmou que a reativação do colegiado é uma importante conquista para a população capixaba e uma demanda da sociedade.

“O Conselho de Ética é um órgão de total independência e liberdade com relação às suas deliberações. O Governo não vai interferir. E a nossa expectativa é que com a escolha dos nomes, pela conduta ilibada dos membros, seja uma gestão equilibrada, para auxiliar as decisões do Governo, primando sempre pela transparência e ética e combate a quaisquer tipos de ações indevidas, de servidores, órgãos e empresas”, disse.

Conheça os membros:

Antônio Augusto Genelhu Jr. – advogado, atuante na área empresarial, ex-procurador do Estado, já foi juiz eleitoral e ex-presidente da OAB-ES.

Thiago Fabres – advogado, professor da Ufes, pós-graduado em criminologia e doutor em Direito.

Alzira de Araujo – Musicista, ministra música, atuou 26 anos como ministra na 1ª igreja batista, atua como palestrante.

José Edgard Rebouças – professor da UFES, jornalista, professor de Ética na Comunicação e coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação.

Edebrande Cavalieri – professor titular da Ufes aposentado, faz parte do Conselho Editorial da Revista Vitória e colunista mensal.

Bárbara Carneiro – advogada, atuante na área administrativa e subsecretária de Estado do Governo de Interlocução Institucional.

Rodrigo Mazzei – advogado, professor da Ufes em mestrado e graduação, já foi juiz eleitoral.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEG