06/08/2020 12h53

Crefes entrega 686 cadeiras de rodas em quatro meses

A Secretaria da Saúde (Sesa) manteve diversos serviços para a população, mesmo durante o período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Respeitando as normas de prevenção para evitar o contágio da doença, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, permanece com os atendimentos e entregas de materiais.

Entre os meses de março a julho deste ano, 686 pacientes receberam cadeiras de rodas e/ou cadeiras de banho. Outras 188 pessoas foram contempladas com órteses e/ou próteses e 198 Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI).

Além disso, mais de 3 mil pessoas foram atendidas na unidade, recebendo auxílio em diversas especialidades como reabilitação física em traumato-ortopedia; aplicação de Toxina Botulínica; reabilitação física em neuro adulto; além de atendimentos na sala de curativos e ambulatório.

Em cinco meses de pandemia, mais de 400 pacientes realizaram exames audiológicos no Crefes, 539 pacientes passaram por consultas com otorrinos e 426 tiveram seus AASI ajustados ou revisados.

Também foram implantados teleatendimento e videoatendimento no setor de reabilitação física em neuro adulto. Ao todo, mais de 200 pessoas foram assistidas por meio desse método.

O diretor da unidade, César Calmon Pitanga, destaca que a permanência dos serviços neste momento de pandemia é fundamental para não deixar os pacientes desassistidos, mantendo o tratamento e evolução de cada um progressivamente.

“Todos os atendimentos estão sendo realizados dentro das normas de combate ao novo Coronavírus. Pacientes e profissionais utilizam máscaras, higienizam as mãos corretamente com sabão e álcool e todos os equipamentos são esterilizados frequentemente. Esses protocolos são fundamentais para cuidar da saúde de todos”, disse o diretor.

Pitanga relata ainda que os pacientes que apresentam algum sintoma respiratório recebem orientações para manter o isolamento domiciliar e o atendimento é remarcado. “Priorizamos agendar atendimento presencial com aqueles que não possuem comorbidade. Essa ação foi necessária para preservar a saúde de pacientes e profissionais envolvidos. Vale destacar que  todos que não foram atendidos por algum motivo, tiveram suas consultas remarcadas e serão atendidos posteriormente”, afirmou.


Serviços

O Crefes é referência estadual na concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, próteses auditivas e mamárias, na realização de exame de Eletroneuromiografia, em Distonias e Espasticidades (Toxina Botulínica) e Medicina Física e Reabilitação.

Além disso, o Centro conta com a Unidade de Trabalho de Internação, com 29 leitos, onde os pacientes ficam de segunda-feira a sexta-feira para realizarem as atividades de reabilitação.

As especialidades ofertadas são: Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Clínica Geral, Urologia, Pediatria, Radiologia, Cirurgia Plástica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e Educação Física.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard