05/06/2019 12h53 - Atualizado em 05/06/2019 13h41

Governador entrega pistolas importadas à Polícia Militar para fortalecer combate ao crime

A Polícia Militar do Espírito Santo recebeu, na manhã desta quarta-feira (05), 2905 pistolas modelo Glock, calibres ponto 40 e nove milímetros, durante solenidade realizada no auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO-ES), em Vitória. O evento teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do comandante-geral da PM, coronel Barreto, além de diversas autoridades e comandantes de unidades da Corporação.

As armas fazem parte de um primeiro lote adquirido e serão distribuídas às forças táticas e unidades especializadas da PM no Espírito Santo. Há previsão de aquisição de mais pistolas do mesmo modelo no futuro, tanto para militares, quanto para a Polícia Civil. De acordo com o governador, Renato Casagrande, a compra faz parte de uma série de investimentos estruturais das forças de segurança realizados pelo Governo do Estado.

“O ato de entregar armas modernas e mais seguras passa pelo nosso pensamento de investimento e reestruturação das forças policiais. Entregamos 50 viaturas para a Polícia Civil e vamos entregar mais 50 caminhonetes. Estamos em processo de compra de armas, além de 67 carros descaracterizados para a PC”, destacou o governador.

Casagrande ainda reafirmou o compromisso de enfretamento à violência do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e garantiu que está atento aos anseios dos policiais militares e civis.

“Se a gente encaminhar e engrenar uma economia que vá se recuperando, vamos caminhar para a valorização salarial. A gente dá o passo de acordo com a nossa possibilidade. Eu gosto da área de segurança e de trabalhar com os policiais. Reconheço e sei da importância na hora de dar segurança à sociedade. Não temos uma política de enfrentamento, mas sim de proteção à sociedade. Os comandantes estão autorizados a fazer planos de estruturação, pois precisamos da Polícia Militar bem estruturada. Essas armas precisam ficar nas mãos dos policiais que são treinados. Menos armas nas mãos de quem não tem preparo e mais armas nas mãos dos policiais”, ressaltou.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou a eficiência dos armamentos adquiridos pela Polícia Militar, disse já ter a marca como referência há quase 30 anos e ainda alertou os militares que utilizarão as pistolas para que treinem e se aperfeiçoem na utilização dessas armas.

“Eu tive oportunidade de conhecer a Glock em 1990 no Rio de Janeiro e ela começava a chegar ao Brasil, como referência. Essa pistola tem um sistema muito eficiente, mas diferente, que requererá muito treinamento para nossos homens, que estão acostumados com outro armamento. Tenho certeza que nossos policiais vão fazer um bom uso. O governador está demonstrando mais uma vez que está determinado a olhar para a classe da Segurança Pública com bastante apreço e melhorar a estrutura para nossos homens”, afirmou Sá.

A aquisição das pistolas é fruto de um processo iniciado em 2012 e representa um marco na Corporação em relação à compra de armamentos de porte. Através do estudo das possibilidades de aquisição internacional, verificou-se as melhores características de eficiência e segurança para o armamento pretendido à Polícia Militar e, em 2017, esse trabalho foi concluído com a realização do pregão eletrônico internacional para aquisição de pistolas para os seguimentos operacionais. 

Ao todo, a PMES recebeu 2905 pistolas, sendo 2405 no calibre .40 e as outras 500 no calibre 9 mm. O deputado vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, coronel Alexandre Quintino, elogiou o investimento do Governo do Estado e afirmou que as novas pistolas trarão mais segurança e efetividade à atividade policial.

“Me sinto feliz por esse momento. A Polícia Militar está adquirindo 2905 pistolas que trarão qualidade de trabalho, segurança, confiança e irá refletir na ponta para uma melhor entrega no serviço. Isso demonstra a preocupação do Governo com as forças de segurança. O governador quer olhar para frente, curar as feridas. Tivemos quatro anos de um governo que cuidava de economia e se preocupava pouco com o social. Estamos melhorando aos poucos e tenho certeza que, assim como foi feito de 2011 a 2014, o Espírito Santo retornará ao que foi em 2014”, asseverou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard