24/06/2019 16h33

Governo do Estado entrega 50 novas viaturas para a Polícia Civil

O Governo do Estado realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a apresentação das 50 novas viaturas caracterizadas que agora fazem parte da frota da Polícia Civil. O governador Renato Casagrande assinou a ordem de entrega das caminhonetes durante a solenidade realizada no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória. Foram investidos R$ 7 milhões nos novos veículos modelo Hilux 4x4 Diesel.

O evento contou ainda com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda; do secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc; além de outras autoridades, como deputados, delegados e representantes da Polícia Militar.

Em sua fala, o governador Casagrande enfatizou os desafios do trabalho na área da Segurança Pública, fez um agradecimento às corporações pelo trabalho de combate ao crime e destacou que pretende realizar mais investimentos na área, de acordo com as possibilidades apresentadas.

“Trabalho na área da segurança é difícil de ser reconhecido. Quero agradecer nossas polícias Civil e Militar. Vamos seguir investindo forte em tecnologia para atender ainda mais pessoas. Sabemos da expectativa da valorização profissional, pois os últimos anos foram de arrocho. Temos limitação por conta do plano de ajuste fiscal que o Governo aderiu. Mas na medida do possível, podemos ir atendendo a valorização dos profissionais de segurança pública e os servidores em geral”, afirmou.

Casagrande destacou ainda que os números de homicídios seguem em uma tendência de queda, devido ao trabalho integrado do programa Estado Presente em Defesa da Vida. O governador frisou a importância do papel das forças de segurança nessa redução:

“Até ontem (domingo, 23) tivemos uma média de dois homicídios por dia no mês. Ainda é um número grande, mas é o menor número da série histórica do Estado até aqui para esse período. Estamos reduzindo mês a mês o número de homicídios e dos crimes contra o patrimônio. Temos condições de fechar o ano próximo da metade do número de homicídios em nosso pior momento, que foi 2009. O Estado Presente, o trabalho integrado e o uso da inteligência, que é fundamental, têm sido importantes para essa redução. Muito bom quando vemos profissionais comprometidos com o resultado. Temos caminhos grandes a percorrer”, ressaltou.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, agradeceu os investimentos realizados, destacando que essa já é a segunda entrega de novas viaturas para a Corporação em seis meses, totalizando 100 veículos, além de destacar as melhorias que essas aquisições trazem para o trabalho policial. Cada uma das 50 novas caminhonetes custou R$ 140 mil.

“A aquisição de novas viaturas contribuirá na mobilidade dos policiais para realização de diligências e investigações, proporcionando deslocamentos em menor espaço de tempo aos locais de crime e maior eficácia na localização de suspeitos, possibilitando também aumento das prisões em flagrante, identificação de testemunhas, enfim o cumprimento das atribuições constitucionais de polícia judiciária. Os novos veículos proporcionarão melhores condições de trabalho e segurança aos policiais civis capixabas”, disse.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, afirmou não ter dúvidas de que os novos veículos chegam para qualificar, ainda mais, o trabalho já eficiente da Polícia Civil do Espírito Santo.

“Na atividade constitucional de investigação, a instituição vem apresentando resultados incríveis na busca de autoria de crimes que têm atingido a sociedade. Foi assim nos casos do começo do ano, foi assim no latrocínio das Cinco Pontes, foi assim no feminicídio da Serra, está sendo assim no Bairro da Penha e vamos continuar prendendo. Os veículos chegam para ajudar, mas destaco que o trabalho investigativo já e muito eficiente e merece todos os elogios”, acrescentou.

Unidades policiais beneficiadas com novas viaturas:

Grande Vitória

• 1ª Delegacia Regional de Vitória;
  • 2ª Delegacia Regional de Vila Velha;
  • 3ª Delegacia Regional de Serra;
  • 4ª Delegacia Regional de Cariacica;
  • 5ª Delegacia Regional de Guarapari;
  • Delegacia de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM);
  • Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Vila Velha;
  • Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Vitória;
  • Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Serra;
  • Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Guarapari;
  • Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Cariacica;
  • Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Viana;
  • Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV);
  • Delegacia de Plantão Especial da Mulher da Região Metropolitana (DPEMRM);
  • Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle);
  • Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Depma);
  • Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic);
  • Superintendência de Polícia Interestadual e de Capturas (Supic);
  • Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).

Interior do Estado

• Delegacia de Polícia de Domingos Martins;
  • 6ª Delegacia Regional de Alegre;
  • 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim;
  • 9ª Delegacia Regional de Itapemirim;
  • 10ª Delegacia Regional de Anchieta;
  • 12ª Delegacia Regional de Santa Teresa;
  • 13ª Delegacia Regional de Aracruz;
  • 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco;
  • 15ª Delegacia Regional de Colatina;
  • 16ª Delegacia Regional de Linhares;
  • 18ª Delegacia Regional de São Mateus.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz