15/10/2020 14h35

Professores da Rede Estadual iniciam gravações das videoaulas para o Programa Escolar

Nessa terça-feira (14), a Secretaria da Educação (Sedu) iniciou a gravação das novas videoaulas para o Programa EscoLAR, que visa a incentivar e dar suporte às práticas de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). A ação contempla o desenvolvimento de um conjunto de recursos capazes de apoiar as escolas e os professores para darem continuidade ao processo de ensino, por meio da complementação das aprendizagens já adquiridas e ao reforço escolar.

O professor de Física Pedro Henrique Santos Oliveira, que leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, de Viana, participou das gravações.

“É uma experiência completamente nova. Falar para uma câmera é totalmente diferente de falar para os alunos na sala de aula. Foi um desafio completamente inovador. Nós tivemos que nos inovar como professor, mas eu pude crescer bastante, porque quando você faz a gravação, você pode se ver e, na sala de aula, você não tem essa oportunidade, esse feedback, então eu cresci muito como profissional. Além do mais é uma experiência interessante, porque vai ficar para muitos anos. É algo que vai ficar para sempre, na verdade. Então, daqui uns anos eu vou poder rever esse material e mostrar para as futuras gerações”, disse o professor.

As gravações seguem até dezembro com a participação de 19 professores da Rede Estadual discorrendo sobre “Habilidades Estruturantes” e “Temas Integradores”.

“Poder contribuir para a educação capixaba e do Brasil, como um todo, é muito gratificante como profissional e como pessoa. Essa experiência está sendo bem interessante para nós. No mais, eu agradeço a oportunidade”, destacou o professor.

Os professores foram selecionados por meio dos Editais nº 12/2020 e nº 16/2020, e irão participar da gravação de 160 videoaulas. As gravações estão sendo realizadas nos estúdios da TV Educativa do Espírito Santo (TVE).

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata