Governador do ES continua em sua missão por Singapura
O governador Paulo Hartung continua sua missão por Singapura no intuito de atrair investimentos para o Espírito Santo. Na manhã desta quinta-feira (01) – seguindo o fuso horário do país – ele realizou a abertura do seminário “Fazendo negócios com o Brasil depois da crise: oportunidades e lições”. O evento foi organizado pela Federação Empresarial de Singapura e pela Câmara de Comércio Latino Americana de Singapura. Na plateia estavam operadores do comércio exterior Brasil-Singapura, analistas do mercado financeiro e de instituições acadêmicas.
Do evento, o governador seguiu para um encontro com o ministro do Comércio e Indústria, Lim Hng Kiang, um dos ministros mais influentes do governo local. No comando da Pasta, o Ministro Lim lidera a atuação dos dois principais Fundos Soberanos de Singapura – o GIC e o Temasek – além de ser diretamente responsável pela área de comércio exterior.
“Ser recebido pelo ministro do Comércio e Indústria, Lim Hng Kiang, foi um importante acontecimento. Em Singapura, o fluxo de comércio exterior é uma vez e meia o PIB do país. Aproveitei a oportunidade para convidá-lo para visitar o Espírito Santo”, contou Paulo Hartung.
Uma parte da manhã foi reservada para uma visita a Universidade Tecnológica Nanyang (NTU), onde o governador foi recebido pelo reitor da instituição, Professor Kam Chan Hin, e por outras autoridades acadêmicas. Situada em campus moderno, a NTU, que só tem 25 anos de existência, é considerada a terceira melhor universidade asiática, além de frequentar os rankings dos melhores cursos do mundo nas áreas das ciências exatas. Com 30 mil alunos e cinco mil professores, já se tornou referência por conta de sua intensa produção de pesquisas e outras publicações, bem como pelo registro de patentes.
“O professor Kam Chan Hin concordou em trabalharmos juntos para identificar oportunidades de parcerias, como intercâmbio de pesquisadores, professores e alunos. Também conversei com o professor Goh Chor Boon, reitor do coração do Sistema Educacional de Singapura: o Instituto Nacional de Educação”, explicou Hartung.
No início da tarde, o governador foi recebido pelo Reitor Mah Wee Beng e pelos demais dirigentes da Ngee Ann Polytechnic. Criada na década de 1950, trata-se de uma das cinco escolas politécnicas de Singapura. Com 15 mil alunos – 10% dos quais estrangeiros –, oferece cursos técnicos e tecnológicos com três anos de duração para jovens recém-saídos de 11 anos de educação básica e média.
A Ngee Ann Polytechinic já tem parcerias no ES: no momento estão lá matriculados 18 alunos capixabas, empregados do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), selecionados para especialização de um ano em Singapura. Além disso, cerca de outros 80 funcionários da empresa de Aracruz já estiveram lá nos últimos anos.
Logo em seguida, Hartung foi recebido pelos dirigentes da Surbana Jurong, empresa de planejamento urbano com projetos executados em vários países do mundo. A companhia enviará missão ao Espírito Santo para conhecer a realidade da Região Metropolitana da Grande Vitória. O foco do governador, neste caso, é ter acesso à experiência da Surbana Jurong, sobretudo na área de transportes coletivos e mobilidade urbana.
Após a visita à Singapura, o governador e o secretário-chefe vão para a Holanda e passam um dia na Malásia, na cidade de Ipoh. “Vamos conhecer a operação do terminal marítimo e do centro de distribuição de minério de ferro da Vale. Este foi o maior investimento da empresa no exterior. Grande parte do minério de ferro deste porto é proveniente do Porto de Tubarão, aqui no Espírito Santo”, conta José Carlos.
Na Holanda, a comitiva fará visita ao Porto de Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do ES.
Foto: Divulgação