09/07/2025 16h49 - Atualizado em 09/07/2025 19h00

Secretaria do Governo realiza visita técnica à obra do Canal da Costa em Vila Velha

Foto: Vitor Marcelo/SEG


A secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, realizou visita técnica, na manhã desta quarta-feira (09), às obras de implantação de galeria dupla e de construção de parque linear sobre o Canal da Costa, em Vila Velha. O investimento tem repasse direto de recursos do Governo do Espírito Santo, por meio do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, à prefeitura do município. 

Emanuela Pedroso, acompanhada da secretária municipal de Obras, Menara Cavalcante, verificou o andamento das obras que envolvem um trecho do Canal da Costa sob a Terceira Ponte, da Rua São Paulo até as proximidades da Rua Anésio Alvarenga. “Estamos transformando uma área subutilizada em um espaço público multifuncional e assim vamos mudar para melhor a vida da população”, explicou a titular da SEG.

A obra, que tem recursos do Governo do Estado e é executada pela prefeitura, envolve aproximadamente 800 metros, ao longo do Canal da Costa, com instalação de galerias duplas pré-moldadas. Medindo 4,10m X 3m, em estrutura de concreto e aço, as galerias proporcionarão melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa, contribuindo para a diminuição dos alagamentos na cidade. Além disso, também será realizada a impermeabilização do canal em todo o trecho.

Sobre o espaço com galerias será construído um parque linear dotado dos seguintes equipamentos públicos: pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol Society, quadra de tênis, parquinho infantil, “Pracão” (área para cães), estacionamento para carros, motos e bicicletas, espaço para motorhomes, aparelhos de academia ao ar livre e mobiliários urbanos diversos.

“Com recursos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, que foi criado por sugestão do próprio governador Renato Casagrande, estamos levando mais infraestrutura e protegendo a vida e os bens patrimoniais dos capixabas, em todas as regiões do Estado”, disse Emanuela Pedroso. A obra do Canal da Costa é uma entre as muitas que vêm sendo realizadas em todas as regiões do Espírito Santo.

Aproximadamente R$ 407 milhões já foram garantidos pelo Governo do Espírito Santo a prefeituras capixabas com repasses diretos, sem burocracia, por meio do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas. O objetivo é tornar os municípios resilientes aos efeitos extremos do clima, por meio de ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres, de prevenção a eventos hidrológicos extremos, e de conservação e revitalização de recursos hídricos.

Além de autorizações para obras, o Governo também repassa recursos para que as prefeituras elaborem projetos estruturantes de adaptação às mudanças climáticas, com valor de até R$ 500 mil para cada município. Os pleitos devem ser encaminhados pelas prefeituras à Secretaria do Governo até o próximo mês de setembro.

 

Informações à Imprensa

Secretaria de Estado do Governo (SEG)

Claudia Feliz

Claudia.feliz@seg.es.gov.br

(27) 99507.4071 / 3636.1118

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard