Ação Educativa e de Encaminhamento Médico no Dia Mundial Sem Tabaco
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco e de Combate ao Fumo, o Projeto Qualidade de Vida do Palácio da Fonte Grande com apoio do Programa Qualidade de Vida do Servidor (Qualivida) promoveu ação para atentar o público sobre os malefícios do cigarro.
O atendimento aconteceu na manhã desta quarta-feira (31) das 9h às 12h, no hall de entrada do Palácio da Fonte Grande e realizado pela equipe do Programa de Ações Preventivas do Hospital da Polícia Militar (HPMES) aos servidores públicos que por lá passavam.
A Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Cristiane Freire Bastos de Freitas, falou que a equipe mostra ao fumante as consequências negativas do cigarro no corpo e também os benefícios após largá-lo. “O aumento da quantidade de oxigênio no organismo, a melhora do paladar e do olfato, a redução de gastos com os maços de cigarro são alguns dos benefícios. O nosso objetivo é estimular que a pessoa procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e inicie o tratamento”, destacou.
A ação foi educativa orientando os servidores sobre os malefícios do cigarro. Também foi realizado aferição de pressão arterial; aferição de monóxido de carbono; avaliação do grau de dependência a nicotina (Teste de Fagerström); e avaliação do estágio de motivação.
Foram 55 atendimentos com oito encaminhamentos para o tratamento da dependência do tabagismo.
Assessoria de Comunicação
Aline Cesconetto Duarte
Assessora de Comunicação - SEG
aline.duarte@seg.es.gov.br
(27) 3636-1114 / 98871-5584
www.seg.es.gov.br