05/06/2023 11h44 - Atualizado em 05/06/2023 11h46

Comitiva capixaba participa de evento de tecnologia digital na Estônia  

Juntamente com gestores das secretarias de Gestão e Segurança Pública do Governo do Espírito Santo,  e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), o coordenador estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo, Victor Murad, chefiou a missão capixaba que integrou o grupo formado por secretários de 23 Estados do Brasil no E-Governance Conference 2023, maior evento de tecnologia digital do mundo, realizado em maio, na Estônia.

Victor Murad diz que a digitalização dos serviços públicos é um dos objetivos estratégicos do plano do Governo do Espírito Santo. “O Governo tem uma visão inovadora com foco na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, com uso de tecnológicas que buscam a modernização do Estado”, disse.

Ainda segundo Murad, a cooperação entre os Estados e os conhecimentos adquiridos durante a missão terão grande valia no processo de digitalização dos serviços públicos do Governo capixaba. “A Estônia é considerada o país mais digital do mundo e oferece serviços públicos de forma desburocratizada, ágil e com um atendimento excelente aos cidadãos. A experiência é importante para não repetirmos erros e nem irmos na direção oposta ao mundo. Essas ações são direcionadas para uma administração mais digital, transparente e inclusiva”, explica o coordenador.

A missão, que também esteve na Finlândia, buscou absorver conhecimento de iniciativas para traçar estratégia de ações de transformação digital em seus Estados, visando à oferta de serviços públicos mais inclusivos à população. Além de gestores de 23 Estados brasileiros, prefeitos, representantes do Governo Federal, do Poder Judiciário e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também integraram o grupo.

 Sobre a Missão

Durante a participação no evento E-Governance Conference na Estônia, a comitiva teve a oportunidade de compartilhar experiências com estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas de tecnologia de organizações públicas e privadas de todo o mundo.

A agenda foi cumprida em Tallinn, capital política e econômica da Estônia, que é reconhecida como uma das ‘Cidades Europeias do Futuro’ e um centro de inovação. Nos primeiros dias, os membros da comitiva visitaram Tallinn para compreender como a cidade se tornou uma referência em inovação e transformação digital. Conheceram a estratégia adotada pela prefeitura da cidade na digitalização dos serviços públicos, a partir da apresentação do vice-prefeito Joosep Vimm.

Também conheceram Ülemiste, o bairro mais inteligente da Estônia, e participaram de uma apresentação da experiência de implementação da plataforma de interoperabilidade estoniana, o X-Via, que já é utilizada em Estados brasileiros.

Nos dias 30 e 31 de maio ocorreu o E-Governance Conference, evento em que foram apresentados estudos de caso da Estônia, Finlândia e Ucrânia. Além disso, ocorreram workshops sobre lições aprendidas na digitalização, painéis sobre colaboração para inovação e discussões sobre como a inovação digital impulsiona mudanças sociais e econômicas.

Houve também workshops sobre serviços digitais em constante desenvolvimento e melhoria, desafios e oportunidades da transformação digital do governo brasileiro, e estudo de caso sobre os desafios da interoperabilidade e transformação digital entre os Estados.

O grupo também participou do projeto Finlândia Digital e explorou a ligação entre os países da Finlândia e Estônia por meio do X-Road.

Segundo Victor Murad, o embaixador do Brasil na Estônia, MPC José Antonio Gomes Piras, participou da reunião de balanço da missão, com o objetivo de viabilizar cooperação para possíveis projetos serem replicados nos Estados brasileiros.

Além de Murad, a equipe capixaba que participou da missão foi formada pelos secretários de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, e da Segurança Pública e Defesa social, Alexandre Ramalho; o subsecretário de Estado de Inovação da Seger, Marcelo Vivácqua; o chefe da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Carlos Alberto Dalcin; o perito Criminal Francisco Mutz Ratzke; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio; e o diretor-técnico do órgão, Carlos Eduardo Meneguelli.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
(27) 3636-1118 / 99507- 4071
claudia.feliz@seg.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard