19/12/2019 14h51 - Atualizado em 20/12/2019 14h47

Corpo de Bombeiros Militar completa 107 anos com formatura, entrega de viaturas e assinatura de convênio

O Corpo de Bombeiros Militar comemorou os 107 anos de aniversário da Corporação, na manhã desta quinta-feira (19), no Quartel do Comando-Geral, na Enseada do Suá, em Vitória. A solenidade teve entrega de 17 novos veículos modelo Etios para o Corpo de Bombeiros, além de quatro caminhonetes modelo L200 Triton, sendo duas para a Defesa Civil, uma para o K9 e outra para a Diretoria de Operações. Também foi assinado um convênio com a empresa ArcelorMittal para a doação de um terreno, onde serão realizados treinamentos de atuação em desastres, localizado próximo à Praia Mole, na Serra.

O governador Renato Casagrande destacou o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros em favor da população e dos esforços para garantir investimentos na Corporação. “Temos que reconhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros, que está sendo reestruturado. Ficaram sem receber investimento nos últimos quatro anos e estamos recuperando. No domingo passado [15], lançamos a Operação Verão, novamente com a presença dos Bombeiros”, disse.

Ainda na solenidade, o comandante-geral da Corporação, coronel Alexandre Cerqueira realizou a formatura dos 30 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), além da apresentação dos novos alunos soldados, convocados após o governador aumentar o número de vagas do concurso público de 120 para 190.

“Essa data de aniversário marca uma avaliação do ano e um planejamento do ano seguinte. Nosso governador colocou todas as vistorias em dia, hoje não temos nenhuma pendência. Estabelecemos parcerias, aproximamos a sociedade e produzimos uma grande quantidade de licenças, o que mede o quanto as edificações do Estado estão seguras. Concluímos cursos de formação, houve autorização de concurso, iniciamos Curso de Formação de Soldados e não bastando, nosso governador aumentou a quantidade dos alunos no curso. Tudo para atender melhor a sociedade capixaba. Os investimentos não param em nossa Corporação e vamos seguir para evoluir ainda mais”, comemorou Cerqueira.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, esteve presente na solenidade e falou sobre as ações de fortalecimento da segurança no Estado. “Temos que parabenizar os 107 anos de existência desse órgão essencial. Temos que agradecer ao governador por aumentar o número de vagas dos concursos. Nesse fim de ano temos que fazer um agradecimento pela missão cumprida nesse ano. Temos uma equipe técnica com liderança, metodologia e busca permanente por melhorias. Na atividade do Corpo de Bombeiros, salvar vidas sempre foi arriscar a própria. Um trabalho muito honrado”, afirmou.

Casagrande também agradeceu pelo trabalho realizado na área durante o ano. “Bom que possamos reconhecer o que produzimos e foi em parceria com todos vocês das forças de segurança. Chegaremos ao fim do ano com menos de mil homicídios. É um número ainda mais significativo se olharmos para o passado, quando tivemos mais de dois mil homicídios. Diminuir mais da metade é uma conquista das nossas forças de segurança”, pontuou o governador.

Pela vida no trânsito

Com o objetivo de aumentar a qualidade da resposta no atendimento às vítimas de acidentes no Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) formalizou, durante o evento, um convênio com o Corpo de Bombeiros no valor de aproximadamente R$ 4 milhões para a compra de 20 viaturas de resgate que ficarão disponíveis, a partir do início de 2020, nas 17 bases operacionais nos municípios capixabas.

O governador Renato Casagrande falou sobre a importância da parceria. “Quero agradecer ao Detran que faz um trabalho em parceria com os Bombeiros. 20 viaturas que serão entregues daqui a uns dias para responder mais rapidamente as vítimas de acidente”, apontou.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, esta é uma parceria inédita no Espírito Santo que vai impactar diretamente na melhoria do resgate dos acidentados. “As viaturas contribuirão com o atendimento pré-hospitalar, o que é fundamental para evitar que quem se acidenta venha a óbito ou fique com sequela permanente. Fortalecer a atuação do Corpo de Bombeiros, que também integra o programa de fiscalização e educação de trânsito Foça pela Vida, é trabalhar também para garantir a proteção das pessoas nas ruas, avenidas e estradas”, salientou Givaldo Vieira.

Assessoria do Governo do Estado

Assessoria de Comunicação da Sesp