24/02/2016 16h31

ES contra o mosquito: escolas estaduais aderem à campanha

A partir desta terça-feira (24), professores e alunos da rede estadual de ensino receberão orientações sobre as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. Trata-se da Campanha ES contra o Mosquito. Também estão sendo entregues, nas unidades, material para ser distribuído para os alunos, que serão os disseminadores das informações de combate ao mosquito.

A proposta é que os estudantes recrutem os amigos, a família e os vizinhos, para eliminarem os focos de água parada. Um material impresso, entregue aos alunos, contém uma lista com os locais que deverão ser verificados e também possui dicas de cuidados. É só escolher um dia da semana e repetir a vistoria sempre no mesmo dia, para garantir a eliminação dos focos. O material deverá ser levado para um dos professores da escola para que possa ser dado o visto na fiscalização.

Na Escola Estadual Eurico Salles, em Itaguaçu, o assunto já está sendo debatido por toda a comunidade escolar. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os professores passaram por uma capacitação e mobilizaram seus alunos, principalmente, destacando o zika vírus. Eles assistiram a vídeos informativos e participaram de palestras, onde várias reflexões foram levantadas pelos professores, como dados históricos sobre o surgimento da doença; chegada da doença ao Brasil; evolução da doença; maiores focos no Estado; dados estatísticos atuais, no município, etc.”, contou a diretora Araci Maria Hell Andrade.

“Todos foram convidados ao enfrentamento e à exterminação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, ao zika vírus. Afinal, somos todos responsáveis por essa mudança de consciência”, disse a diretora. Ainda segunda ela, será confeccionado um mural informativo, a partir de artigos publicados em jornais e outros, que ficará exposto para alertar a todos sobre o problema e quais são as alternativas para solucioná-lo.

Prevenção

Para se prevenir contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya é preciso combater o mosquito, não deixando água parada e eliminar locais e recipientes que sirvam de criadouros do vetor. Por isso, é importante eleger um dia fixo da semana para vistoriar em casa esses locais, isso porque, o ciclo evolutivo do mosquito dura, em média, de cinco a sete dias.

Se a pessoa elegeu o sábado para fazer a vistoria, ela precisa fazer a limpeza sempre aos sábados. Pois, se numa semana ela fez a vistoria no sábado e na outra deixou para fazer na segunda-feira, por exemplo, já se passou o período evolutivo e novos mosquitos podem ter surgido.

A vistoria em casa e no quintal facilita a identificação de locais e medidas que podem passar despercebidas, mas são importantes para eliminar os focos do mosquito.

 

Confira abaixo algumas dicas de prevenção:

 

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

- Elimine os pratos dos vasos de plantas;

- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos;

- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.

Fique atento! Mais de 70% dos focos do mosquito estão nas casas. Zika, dengue e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Se sentir febre, dor no corpo, vermelhidão nos olhos, manchas vermelhas na pele e mal-estar, procure a unidade de saúde mais próxima. Para mais informações acesse www.mosquito.saude.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Vivian Camargo/ Flávia Zambrone/ Fernanda Xavier vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br/ faxtamara@sedu.es.gov.br Tel.: 3636-7705 / 7706 / 7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard