22/09/2016 10h29

ES é destaque na 14ª edição do Congresso Brasil Competitivo

Nesta quarta-feira (21), o governador Paulo Hartung foi um dos debatedores do painel “Os desafios da gestão estadual” da 14ª edição do Congresso Brasil Competitivo, em São Paulo. O congresso – organizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) – tem como tema "Rota para o futuro: o novo Estado”. O encontro foi uma oportunidade para o governador detalhar a política de austeridade fiscal capixaba que permite ao Estado permanecer em dia com o pagamento dos servidores e prestadores de serviços.

Além de Hartung, o painel também contou com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do diretor associado da Macroplan, Gustavo Morelli, e do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, governadores de São Saulo e Rio Grande do Sul, Geraldo Alckmin e José Ivo Sartori, respectivamente, também participaram do evento.

Durante o Congresso, o governador capixaba ressaltou que o país necessita reorganizar as contas públicas nacionais; melhorar o ambiente de negócios; dar mais segurança jurídica aos investidores; transformar agências reguladoras em órgãos mais atuantes; atualizar o marco regulatório de petróleo e gás; modernizar o sistema político e avançar nas políticas públicas que priorizem mais qualidade ao sistema de educação básica.

O governador defendeu realização de reformas estruturais em áreas estratégicas como a área previdenciária. "Não tem crise conjuntural. Quem fala em crise conjuntural quer manter o país como está. E se ficar assim, vamos flertar com os piores casos [socioeconômicos] da América Latina. Temos que ver o real tamanho da crise estrutural, fazer o diagnóstico correto e prescrever o remédio certo. Nosso problema não é dos Estados endividados. O desafio é a folha de pagamento de ativos e inativos", disse Hartung.

MBC

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) atua como um grande agente mobilizador entre os diferentes segmentos e setores do país na busca pela excelência em gestão e melhoria da competitividade brasileira. Criada em 2001 pelo esforço de seu idealizador, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, a instituição persegue o desafio de fomentar e implantar programas e projetos para o desenvolvimento socioeconômico nacional. O MBC considera que a sustentabilidade socioeconômica depende da gestão e do equilíbrio entre os setores público e privado de um país, com foco nas áreas de saúde, educação e segurança.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado - Leonardo Nunes (27) 99944-5215

Foto: Tiago Mendes