04/04/2019 12h53 - Atualizado em 04/04/2019 16h34

Governo do Estado debate ações de proteção à juventude indígena

“Os jovens podem fazer muita coisa, mas precisam de oportunidades”. A afirmação foi do líder comunitário Jocelino Tupinikim, na reunião realizada na Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), no Centro de Vitória. O objetivo do encontro foi abrir espaço para que os representantes indígenas pudessem compartilhar as suas necessidades, solicitar apoio e pautar uma agenda de ações com o Governo.

Também participaram do encontro, o presidente da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha, em Aracruz, Michel Fernandes de Oliveira, e o líder comunitário, Fabrício da Silva Lemos.


Para Jocelino Tupinikim, essa primeira reunião foi importante para expor quais são as expectativas da comunidade em relação ao Governo. “Essa parceria é essencial para contribuir, somar e potencializar as nossas iniciativas em todas as áreas: social, cultural, nos esportes, e na educação. É importante para fortalecer essas iniciativas e ajudar a amortecer os impactos que a comunidade indígena sofre e vem sofrendo”, explicou.


A secretária Nara Borgo afirmou que a pasta está estruturando o seu planejamento estratégico e que ouvir essas demandas é essencial para a elaboração de ações conjuntas. “Acho importante iniciar este diálogo para entender as necessidades e pensar num trabalho específico, com um olhar diferenciado”, disse.


Entre os assuntos tratados na reunião, está a necessidade de gerar emprego e renda para a população jovem da comunidade. “Precisamos pensar em como trabalhar essas questões que vocês estão trazendo. Por exemplo, pensar na questão da formação do jovem indígena, no primeiro emprego, no combate às drogas, na divulgação das ações culturais dos indígenas do Espírito Santo. Essa conversa inicial é fundamental para pautarmos o nosso trabalho, de forma a garantir os direitos da população indígena do Estado”, afirmou.


A gerente de Territórios e Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Karen Velentim, enfatizou que a pasta está de portas abertas para pensar projetos inclusivos e que ajudem a resolver as questões apontadas na reunião.


“Estamos aqui para entender o que a juventude indígena deseja e precisa. Este momento, hoje, é o ponto de partida para pensarmos, mais à frente, agendas pontuais que atendam aos anseios de vocês. Faz parte do nosso papel, como Governo, fomentar manifestações culturais e apoiar as atividades que vocês realizam e estamos aqui para dialogar e conseguir realizar o máximo que pudermos em conjunto”.


Também participaram da reunião a subsecretária de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Raiana Ribeiro; a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Neiriele Marques; o gerente da Subsecretaria de Política sobre Drogas, Norlen Apelfeler; e a assistente social, também da Subdrogas, Flaviane Delanes.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard