16/09/2016 15h11 - Atualizado em 16/09/2016 15h16

Inserção de atividades esportivas no Escritório Social

O secretário de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Edilson Barboza, a gerente de articulação intersetorial da Secretaria de Governo (Seg), Alice Emilia da Silveira, e representantes da Secretaria de Justiça (Sejus), se reuniram nesta semana para planejar a implantação de dois projetos esportivos no Escritório Social. O objetivo é que os egressos e seus filhos sejam inseridos na prática esportiva.

A proposta é a inserção de um projeto esportivo voltado para os egressos, onde eles poderão praticar atividades físicas acompanhados por profissionais da área esportiva e médica. Além disso, o secretário Edilson sugeriu também que os filhos desses egressos participem do projeto Campeões de Futuro. “O Campeões de Futuro já é desenvolvido pelo Governo em parceria com os municípios e atendemos quase 40 mil crianças em todo Estado. Agora, nosso objetivo é fazer que os filhos dos egressos também participem dos núcleos e pratiquem esporte. Acreditamos que com a força tarefa que o Estado vem fazendo, isso será possível em um curto espaço de tempo”, concluiu o secretário.

A reunião contou também com a presença da gerente de reintegração social e cidadania da Sejus, Maria Jovelina Debona e também dos servidores da Sesport, Fabiana Teixeira e Marcos Pereira, que fazem parte da elaboração dos projetos.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, tornando assim, possível criar um colchão social para afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que – em alguns núcleos do Estado – eles aparecem e se destacam em competições estudantis, competições intermunicipais e em festivais esportivos do projeto.

Entendendo o Escritório Social

Com um espaço especialmente adaptado pelo Governo do Estado, o Escritório Social permite a integração dos serviços e assistências que são ofertados para aqueles que deixam o sistema prisional. O objetivo é auxiliar o egresso a superar os entraves e as dificuldades encontradas no primeiro momento de contato com a liberdade e reduzir a reincidência criminal.

O Escritório possui uma equipe multidisciplinar preparada para o atendimento de ex-detentos, os quais se encarregarão de definir um plano individual de reintegração social para cada um deles. Familiares de sentenciados também podem ser contemplados com a ação desses agentes. Todos poderão receber orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação e encaminhamento profissional e educacional.

O Escritório Social está alicerçado na ideia de que é necessário haver investimento na pessoa que passa pelo sistema prisional capixaba, de modo a permitir uma readaptação na perspectiva da aposta de criação de expectativas reais de oportunidades.

Parceria com o governo

O Escritório Social capixaba é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado. Dele também participam, sob a orientação estratégica elaborada pelo Tribunal de Justiça (TJES), a gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e a execução da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Antes da efetiva implantação do primeiro Escritório Social do país no Espírito Santo, o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) promoveu reunião no Departamento Penitenciário Nacional, em Brasília, com a participação de representantes de oito ministérios. Nessa ocasião, foram apresentadas as ações já desenvolvidas no Estado, dentro do projeto Cidadania nos Presídios, alcançando o apoio do Executivo Federal para o fortalecimento das ações, o que será objeto de acordo específico entre CNJ, o Governo Federal, o TJES e o Governo do Estado.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEG - Aline Cesconetto Duarte  (27) 3636-1114 / 98871-5584  /  aline.duarte@seg.es.gov.br / www.seg.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesport - Mariana Bolsoni  (27) 3636-7027 / 99901-9914 / assessoria.sesport@gmail.com / www.sesport.es.gov.br  / Facebook: Sesport ES / Youtube: Sesport

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard