08/03/2017 09h59

Mapa Cultural ES já está disponível aos capixabas

Foto: Pedro Dutra/ Secom-ES

Um público de peso compareceu ao lançamento do site Mapa Cultural ES, na tarde desta terça-feira (09), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória. A nova plataforma on-line – que poderá ser acessado por meio do link www.mapacultural.es.gov.br – foi apresentada junto ao 2º Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura.

“O Mapa Cultural ES é uma peça importante na política de fomento cultural. A plataforma possibilita a inclusão das pessoas na economia criativa, por meio da produção e da melhoria das informações”, destacou o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

Para os representantes do Instituto TIM, Felipe Cabral, o Mapa Cultural ES vai facilitar a ligação das diversas atividades que acontecem nos municípios, além de integrar com o que acontece em outros Estados. “Devido a extensa dimensão territorial em nosso país, o site vai aproximar mais as pessoas permitindo inclusive a divulgação das agendas culturais atualizadas, tanto pelas cidades quanto pelo Estado”.

Durante o lançamento, houve a apresentação e troca de experiências entre os novos gestores municipais e a Secult. A Diretora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral, colocou em pauta a discussão sobre a regulamentação do Repasse Fundo a Fundo, uma forma de incentivo e cooperação entre a união, Estados e municípios.

“Este repasse é uma importante política de incentivo direto que tem como objetivo desburocratizar a execução e a cooperação técnica e financeira entre Governo Federal, estados e municípios. Sem dúvida um grande salto para o desenvolvimento cultural dos municípios no Estado”, enfatizou Cláudia.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, os representantes do Instituto TIM, Felipe Cabral e Fernanda Laranja, e a diretora do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral, além de outras autoridades.

Texto: Danilo Ferraz

Assessoria de Comunicação da Secult