03/05/2016 16h23 - Atualizado em 03/05/2016 16h27

Museu do Colono leva cultura e historia à comunidade

 

Transformando o ambiente histórico em um lugar vivo e aberto ao encontro dos moradores e visitantes, as atividades do Museu do Colono, em Santa Leopoldina, estão a pleno vapor. Com o objetivo de contribuir com a formação cultural da cidade, o Museu do Colono, patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, propicia acesso a atividades e serviços gratuitos em quatro atividades permanentes e semanais. Uma prova dessa vivacidade foi a ampla participação que aconteceu no evento Santa Leopoldina Cultural, que movimentou a cidade e levou um grande público no último fim de semana, dias 30 de abril e 01 de maio. Confira as atividades:

Projeto Imigrantes

O projeto Imigrantes Espírito Santo teve início no ano de 1995 para atender à grande demanda de descendentes de imigrantes que procuravam o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) para resgatar suas origens. O projeto permite aos moradores da região central serrana obter informações sobre seus ascendentes, por meio do acesso a um banco de dados digital. A base de dados do Projeto Imigrantes é constantemente alimentada com registro de entrada do imigrante, pesquisa contínua e com informações trazidas por familiares dos imigrantes que ajudam a aperfeiçoar o serviço. De quarta a sexta-feira. Horário: Das 09h às 17h.

Visitação ao casarão da Família Holzmeister e à Galeria Alice Holzmeister

O casarão da Família Holzmeister fica no pavimento superior do próprio Museu do Colono. São oferecidas visitas guiadas para grupos de estudantes e turistas que, ao percorrer o Casarão, conhecem objetos e histórias do final do Século XIX. Além das visitas, o Museu do Colono realiza exposições temporárias na Galeria Alice Holzmeister e mantém ações educativas no espaço térreo. Preservado como um registro histórico, o Casarão recebe cerca de quatro mil visitantes por ano. De quarta a domingo. Horário: Das 09h às 17h.

Núcleo de Violões

Quem esteve presente no evento Santa Leopoldina Cultural pôde conferir a apresentação do Núcleo de Violões do Museu Do Colono. As aulas gratuitas do Núcleo de Violões do Museu do Colono, em Santa Leopoldina, recomeçaram no mês de abril. Com turmas pela manhã e à tarde, nas quartas e quintas-feiras, o instrutor do curso é o músico Fabrício Hoffmann. O público-alvo são crianças e adolescentes. Mais informações pelo telefone (27) 3266-1250 (Secretaria).

Roda de Leitura

Projeto de estímulo à leitura com participação de crianças e adolescentes. Este evento acontece desde 2013 e tem como objetivo incentivar a prática da leitura entre os jovens. As reuniões ocorrem às sextas-feiras, atraindo novos adeptos para o grupo, despertando o lado lúdico, a criatividade e a imaginação em viagens pela literatura infanto-juvenil. Todas as sextas-feiras. Horários: 09h e 16h.

Serviço

Museu do Colono

Galeria Alice Holzmeister (térreo)

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1501, Santa Leopoldina - ES, 29640-000

Telefone: (27) 3266-1250

Horário de Funcionamento: Quarta a Domingo, das 9h às 17h.

_______________________________

Assessoria de Comunicação da Secult: Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz / secultes.imprensa@gmail.com danilo.secult@gmail.com / carol.secult@gmail.com Tels.: (27) 3636-7111/99808-7701/99902-4439 Facebook: secult.espiritosanto

Foto: Assessoria de Comunicação/Secult

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard