17/03/2017 10h36

Regis Mattos Teixeira é o novo presidente do Conseplan

O secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Regis Mattos Teixeira, é o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). Ele foi eleito para o cargo, na tarde desta quinta-feira (16), no primeiro dia do LXVII fórum da instituição, realizado em Brasília.

Durante o evento, foi deliberado que o próximo fórum do conselho será realizado em Vitória, em junho deste ano. “O Conseplan é uma das instituições mais importantes no debate e na formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos Estados”, ressaltou Regis Mattos, que disse estar orgulhoso da delegação que lhe foi conferida por secretários de todos os Estados do país e do Distrito Federal.

“Quero dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido neste conselho para que, cada vez mais, ele seja uma instância de discussão dos problemas dos Estados e também da formulação de políticas e da promoção do desenvolvimento nacional e regional”, disse Regis Mattos.

Em seu discurso, ele ressaltou que quer atuar de forma conjunta com todos os secretários de Planejamento, visando à realização de objetivos previstos no estatuto do Conseplan, como a coordenação e articulação dos interesses comuns das secretarias de Planejamento dos Estados e do Distrito Federal e a proposição de políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Desafio

Regis Mattos lembrou que o grande desafio é a superação da crise econômica, que se revela como a mais grave da história do Brasil país e que afeta a todos, em diferentes graus. “Com a economia ainda em desequilíbrio, enfrentamos, sistematicamente, o desafio de organizar as finanças públicas, visando à obtenção das condições para o crescimento dos nossos Estados e a geração de empregos, tão importante num momento em que o Brasil registra a assustadora marca de quase 13 milhões de pessoas desempregadas”, argumentou.

No Espírito Santo, onde atua como secretário de Economia e Planejamento, além da crise econômica que atinge a nação como um todo, ele lembrou que a população foi também afetada pela crise hídrica – que atingiu, principalmente, a produção cafeeira –, e pela tragédia de Mariana, que causou a paralisação da mineradora Samarco, contribuindo para queda na arrecadação.

Agenda

Mattos propôs aos membros do Conseplan a construção coletiva de uma agenda que inclua a qualidade e a produtividade do gasto público, com uma visão de longo prazo. “O Conseplan é um espaço privilegiado para debate e formulação de uma agenda comum para os Estados e para o país, no pós-crise”, defendeu ele, acrescentando: “Estou certo de que, trabalhando e buscando soluções e respostas de maneira conjunta, aumentamos a possibilidade de superar este momento difícil que o Brasil vive. Juntos, temos mais condição de enfrentar e vencer desafios”.