Serviços públicos poderão ser acessados por celular ou tablet
Aumentar a oferta de serviços públicos pela internet, diminuir gastos e reduzir a burocracia são ações que vão sair do papel e fazer parte da rotina dos capixabas com o Programa de Governo Eletrônico, lançado nesta quinta-feira (14). Gerenciado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o programa conta com oito plataformas digitais que facilitarão o dia a dia do cidadão na hora de acessar os serviços públicos. O programa completo deverá ser finalizado até julho de 2017.
Um dos destaques é o projeto ES na Palma da Mão que vai mudar a forma de o Governo interagir com a população. Por smartphone ou por tablets, o cidadão acessará um aplicativo para obter, com rapidez e praticidade, informações relativas ao histórico escolar dos estudantes da rede estadual, a concursos públicos, à segurança pública, saúde (como consultar agendamentos), serviços do Detran, eventos, notícias, ao Diário Oficial, entre diversas outras atividades governamentais.
Na avaliação do presidente do Prodest, Renzo Colnago, o Programa de Governo Eletrônico vai contribuir para a administração pública estadual atender às demandas da população com mais eficiência e rapidez. “Atualmente mais de 83,2% dos capixabas acessam a internet pelo celular, percentual maior do que a média nacional, que é de 80,4%. Por isso precisamos atender à necessidade de agilidade do cidadão”.
Renzo Colnago ressalta, ainda, que o capixaba poderá interagir com os desenvolvedores para que a tecnologia avance cada vez mais. “Qualquer cidadão poderá acessar, replicar e utilizar a ferramenta, que será de fácil acesso. A participação do cidadão será fundamental na evolução do nosso trabalho”, concluiu.
Economia
Num momento de crise econômica, reduzir as despesas é uma das medidas que precisam ser adotadas. Com esse foco, estão sendo iniciados os trabalhos para a implantação do processo administrativo eletrônico no setor público estadual. Por meio de um sistema, será feito o despacho eletrônico dos processos desde a criação até a destinação final, dando mais celeridade à tramitação de documentos.
Dessa forma, será possível não só reduzir os custos relativos ao transporte físico de processos, mas também diminuir os gastos com a produção de documentos em suporte papel e com o armazenamento documental.
Guia
Não haverá dificuldade em localizar e acessar os serviços públicos. O Guia de Serviços na Internet facilitará o acesso com uma linguagem simples. Será uma central eletrônica com informações para o cidadão ter mais facilidade de ser atendido pelos órgãos estaduais.
Transparência
Será bem mais fácil para os capixabas conhecer os gastos e os investimentos governamentais com o novo Portal da Transparência, que está sendo desenvolvido pelo Prodest e pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). O novo portal vai colaborar para a população fiscalizar e avaliar as ações do Governo de forma mais efetiva, contribuindo para prevenir a corrupção e melhorar a gestão.
Seguindo a linha de mais transparência, o projeto Dados.ES vai fazer com que a administração pública estadual trabalhe com dados abertos (informações que podem ser livremente disponíveis para serem utilizadas e redistribuídas, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle). A disponibilização dos dados abertos garantirá vários benefícios para a sociedade e o Governo, como a melhoria nos serviços públicos, gestão mais efetiva dos recursos, aumento da prestação de contas (accountability), aumento da integridade pública e mais participação do cidadão na gestão pública.
Interatividade e Identidade
Ter um acesso mais rápido às sugestões, críticas e reclamações feitas pelo cidadão nas redes sociais é a inovação que vai proporcionar a Ouvidoria 3.0. A ferramenta vai deixar o Governo mais antenado às demandas da população e será desenvolvida pelo Prodest em parceria com a Secont e a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom).
A interatividade e a comunicação do Governo com os capixabas vai ficar ainda melhor com o projeto Identidade Visual ES.Gov, que atua na reformulação e na padronização visual de sites institucionais das secretarias e autarquias. A meta é fazer com que o cidadão tenha mais facilidade de encontrar as informações sobre os serviços e as ações dos órgãos estaduais.
Saiba mais:
Plataformas digitais – Programa de Governo Eletrônico
- Portal Cidadão – portal de serviços governamentais;
- ES na Palma da Mão – aplicativo para dispositivos móveis;
- Rede Agrotur ES – plataforma de acessos a estabelecimentos de Agroturismo;
- Movimento 21 Dias – aplicativo que permite o acompanhamento do cidadão nas atividades de melhoria da qualidade de vida;
- Identidade Visual ES Gov – padronização visual e tecnológica das plataformas digitais do Governo;
- Transparência ES – tecnologia a serviço da transparência da gestão;
- Processo Administrativo Eletrônico – dinamização na tramitação de processos;
- Integra ES – integração de sistemas com foco na eficiência da gestão pública.
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Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação do Prodest
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Foto: Fred Loureiro - Secom/ES