Servidores ativos, aposentados e pensionistas podem acessar contracheques pelo ‘ES na Palma da Mão’
O aplicativo ‘ES na Palma da Mão’, que reúne os principais serviços para atendimento ao cidadão, conta com mais uma funcionalidade: a emissão de contracheques. A partir deste ano, todos os contracheques serão emitidos por via digital, uma vez que o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), última autarquia do Estado que ainda fazia o envio por Correios, deixará de enviar o documento.
Disponível inicialmente para usuários do sistema operacional Android, a emissão de contracheques pelo aplicativo vai economizar mais de R$ 30 mil, por mês, com a impressão e postagem de cerca de 30 mil contracheques. A emissão do documento para usuários de iPhone, que usa o sistema operacional IOS, está em desenvolvimento pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Além do aplicativo, aposentados e pensionistas do Estado também conseguem obter o documento por meio do Portal do Servidor.
O próximo serviço a ser disponibilizado no ‘ES na Palma da Mão’ será a emissão de Declaração de Rendimentos, para fins de declaração de Imposto de Renda (IR). A emissão da declaração já está disponível pelo Portal do Servidor e, em breve, estará no aplicativo.
Além da emissão do contracheque, estão disponíveis no ‘ES na Palma da Mão’ os serviços de verificação de situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), geração de Documento Único de Arrecadação (DUA) para pagamento de IPVA e multas; encaminhamento de documento via e-Docs (sistema de envio de documentos e processos de forma eletrônica), consulta ao Diário Oficial do ES e acesso ao Portal de Transparência do Governo do Estado.
Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos em exercício, Charles Dias de Almeida, a emissão de contracheque por meio do aplicativo responde à diretriz de tornar a oferta de serviços mais ágil, inovadora e digital. “Pretendemos, junto com o Prodest, disponibilizar as funcionalidades mais usadas pelos cidadãos e servidores para a plataforma, tornando-a mais robusta e completa e, assim, facilitando a vida do usuário, que poderá ter acesso a diversos serviços sem a necessidade de deslocamento aos órgãos públicos e sem papelada”, afirma.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Lívia Bomfim Francez de Oliveira (Respondendo)
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