09/05/2016 15h38

Tocha Olímpica chega ao Estado na próxima segunda-feira (16)

 

O clima das Olimpíadas e Paralimpíada Rio 2016 já toma conta de todo o país desde a última terça-feira, 03, quando a tocha olímpica desembarcou na capital do Brasil. De Brasília a tocha segue seu tour por todos os estados da federação.

Após passar pelo Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, o Espirito Santo será o terceiro estado da região sudeste a receber a tocha. O símbolo olímpico chega ao Espirito Santo na próxima segunda (16), na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, onde pernoita. 

Já na terça (17), a tocha percorre os municípios de Guarapari, Vila Velha e Vitória, onde permanece durante a noite. Pela manhã da quarta (18), o símbolo olímpico inicia seu percurso no último dia em terras capixabas, passando por Serra, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, onde permanece durante a noite. Na quinta-feira (19), segue para a Bahia.

O subsecretário de Esportes e Lazer do Espírito Santo esteve na cerimônia da chegada da tocha em Brasília. Fábio Luiz representou os atletas capixabas e  disse estar ansioso. “Já senti na pele essa emoção que muitos atletas brasileiros irão sentir em poucos dias. Fico feliz em saber que a tocha vai passar pelo nosso Estado e, mais do que isso, espero que essa passagem acenda a esperança em toda a população”, comentou o medalhista olímpico. 

O Secretário de Turismo, José Sales Filho, ressaltou a oportunidade única que o Espirito Santo terá para mostrar os atrativos turísticos capixabas. “O Estado terá destaque na mídia internacional durante três dias. A repercussão desse evento reflete positivamente no turismo local, pois o trajeto, além de espalhar o espírito olímpico, divulga os destinos pelos quais a tocha passa”, explicou. 

Cecilia Milanez Milanezi, criadora da Stone Fair, evento de porte internacional que movimenta a economia e o turismo, representará o turismo capixaba ao conduzir a tocha olímpica na cidade de Vitória. Cecilia conta que foi selecionada através de uma das patrocinadoras da Olímpiada e Paraolimpíada Rio 2016 e aguarda, desde fevereiro, o momento de segurar a tocha pelas ruas da capital. 

“Este evento movimenta e impacta de forma positiva os segmentos turísticos, além de reconhecimento para as cidades que irão receber o fogo olímpico. A passagem da tocha alavanca o turismo local e traz notoriedade as modalidades turísticas”, afirmou.

Confira o trajeto do tour da tocha no Brasil  #TochaRio2016

As 83 cidades de pernoite incluem as 26 capitais estaduais (além do Distrito Federal) e serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento. Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. Durante a passagem da tocha olímpica vias serão bloqueadas, e medidas de segurança estão previstas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.

A viagem se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da Tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.

A tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referência às belezas culturais e naturais do País. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde, as montanhas, morros e vales; o azul, os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.

Fonte: https://www.rio2016.com

Conheça os municípios capixabas que receberão a Tocha:

Cachoeiro de Itapemirim

A tocha chega ao Espírito Santo por Cachoeiro de Itapemirim, no dia 16 de maio de 2016, para passar a noite na cidade e depois seguir pelo Estado.

Conhecida por ser a cidade de origem do cantor Roberto Carlos e do cronista Rubem Braga, cuja residência virou cartão-postal, a cidade reserva várias atrações, entre elas, apreciar a beleza das rochas que formam o frade e a freira na BR 101, e o Pico da Itabira que pode ser visto na cidade. Outros atrativos são a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde nasceu o cantor, o Palácio Bernardino Monteiro, a Estação Ferroviária, a Cachoeira Alta e a Fábrica Pios, objetos que reproduzem os sons das aves, única da América Latina.

Guarapari

Conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas, é um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias. Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilitam ao turista conhecer a biodiversidade marinha da costa capixaba. 

Suas praias mais famosas são a de Meaípe, Setiba, a Praia da Areia Preta, as praias dos Namorados, das Castanheiras e do Meio, a Praia do Morro, e as Três Praias que é um conjunto de pequenas praias separadas por rochedos, praticamente sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, boa para mergulho e pesca submarina.

Além disso, a Enseada Azul, em Nova Guarapari, é formada pelas praias de Guaibura, Bacutia, Mucumã e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas. 

Vila Velha

Em Vila Velha as praias da Costa, Itapoã e Itaparica compõem uma orla contínua e ficam a apenas três quilômetros do Centro. Em alguns pontos, têm águas calmas. Em outros, mais inclinados, ondas fortes e areia fofa. 

Outros atrativos são a Fabrica de Chocolates Garoto, o bairro cultural da Barra do Jucu, o Morro do Moreno, e as ilhas Itatiaia e Boqueirão, que são unidades de preservação. O ponto turístico mais visitado do Estado fica em Vila Velha, o Convento da Penha, localizado no topo de um morro a 154 metros de altitude. O monumento tem uma vista privilegiada da Baía de Vitória, foi edificado em 1568 e é símbolo da religiosidade e devoção do povo capixaba. 

Vitória

A capital mais antiga da Região Sudeste concentra atrações históricas e belezas naturais. No Centro, os destaques são Palácio Anchieta, sede do governo, a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes e o Parque Moscoso. Na orla, a praia de Camburi, a Curva da Jurema e a praia da Ilha do Boi fazem sucesso entre os banhistas. 

Outro lugar encantador é a Ilha das Caieras, com seu visual perfeito para apreciar o pôr do sol e sua gastronomia tradicional capixaba, com destaque para a moqueca e torta capixaba. Ambas são preparadas em panelas de barro, muitas delas fabricadas pelas artesãs do bairro de Goiabeiras.

Serra

No município da Serra, as praias preservam características bucólicas como Manguinhos, Bicanga e Carapebus.  Jacaraípe é procurada pelos praticantes de esportes náuticos como: surf, bodyboard e windsurf. 

Nova Almeida abriga o segundo monumento histórico mais visitado do Espírito Santo: a Igreja e Residência Reis Magos. Na região, há a formação de falésias, muito usadas pelos praticantes de parapente, e uma concentração de recifes que formam verdadeiros aquários naturais. 

Aracruz

Coqueiral, Santa Cruz, Barra do Sahy e Praia dos Padres são as principais praias do município e se destacam pelas formações de rochosas e a água cristalina, que favorece a prática do mergulho e da pesca esportiva, além de proporcionar um ambiente tranquilo para quem quer descansar. Uma ótima dica para os visitantes é o passeio de escuna pelo Rio Piraqueaçu. 

Colatina

Na década de 1960, o pôr do sol de Colatina foi classificado pela revista americana "Time" como um dos mais bonitos do mundo. Nas tardes quentes do verão ou mesmo nas outras estações com muito sol e calor, surgem no horizonte em torno do sol poente as cores amareladas, avermelhadas, azuladas, lilases e de muitos outros tons que fazem o maior espetáculo da cidade, emoldurando a paisagem nas águas do Rio Doce. 

Outros atrativos turísticos são a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Ninho das Garças e a Praça Sol Poente. 

Linhares

O verde da Mata Atlântica remanescente, o bucolismo das praias e o complexo de 69 lagoas formam um paraíso de belezas naturais singulares. Destaque para Lagoa Juparanã, maior em volume de água doce do Brasil e a segunda maior em extensão territorial. História, artesanato, cultura e gastronomia são pontos fortes do município. 

Suas belas praias como Regência, Pontal do Ipiranga, Povoação e Urussuquara são outros atrativos que encantam. A vila de Regência é famosa pelas ondas e surfistas que frequentam a região, além da sede do projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. 

São Mateus

Destino de sol e praia no Espírito Santo, São Mateus possui diversas praias como a Guriri, bastante movimentada durante o verão, onde há uma sede do projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Barra Nova, apenas 25km do Balneário de Guriri, é uma aldeia de pescadores que atrai aqueles que procuram sossego. Lugar tranquilo, perfeito para saborear frutos do mar e apreciar as águas calmas do Rio Mariricu, que se encontra com o Oceano Atlântico.  

Na cidade, a parte história fica por conta dos casarios no porto, composto por 32 sobrados, construídos entre os séculos XVII e XIX, foi tombado na década de 70 pelo IPHAN. A igreja Velha também é um importante marco na cidade, feita por escravos com óleo de baleia, é parte da história do município.

____________________________________________________

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006 Tatiana Negris (Coordenadora) Felipe Marçal imprensa@turismo.es.gov.br www.descubraoespiritosanto.es.gov.br Twitter: @turismo_es Facebook: Turismo Espírito Santo Instagram: @descubraoespiritosanto Assessoria de Comunicação da Sesport Mariana Bolsoni (27) 3636-7027 (27) 99901-9914 Assessoria.sesport@gmail.com www.sesport.es.gov.br Facebook: AsscomSesport Youtube: Sesport

Foto: Fernando Soutello

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard