09/07/2024 17h23

Transformação digital é tema de reunião do Governo do Estado

Foto: Stéphany Fritz/SEG -ES

Gestores e técnicos das Secretarias do Governo e de Gestão e Recursos Humanos, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) reuniram-se, nesta terça-feira (09), no Palácio da Fonte Grande, para alinhamento de ações que visam a acelerar a transformação digital da Administração Pública Estadual, por meio da implantação do Portal Único de Informação e Bases Integradas.

O objetivo desse projeto, executado pela SEG, e que integra o Programa Espírito Santo Mais Inteligente, é garantir maior acessibilidade da população aos serviços públicos. Apenas um endereço virtual será disponibilizado para que com sua identidade digital o cidadão possa ter acesso a todos os 580 serviços que o Governo colocará à disposição da população.

Com o novo portal, o cidadão capixaba não precisará sair de casa para acessar mais de 90% dos serviços que o Governo oferece, segundo explicou o subsecretário de Estado de Transformação Digital, Victor Murad. “Transformação digital é uma necessidade para maior eficiência da máquina pública, mais transparência e mais economia, melhorando a qualidade de vida dos servidores e dos cidadãos, que terão um melhor atendimento”, disse.

O projeto do Portal Único de Informação e Bases Integradas ou Portal Inteligente é alinhado com o Planejamento Estratégico de Governo 2023-2026. O Governo planeja implementar o acesso a todos os 580 serviços digitais, por meio do Portal Inteligente, até o final do ano de 2026.

Para a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, a transformação digital é uma necessidade de âmbito global.  “Esta é uma das ações prioritárias do Governo do Estado.

Também participaram da reunião de alinhamento técnico o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon; o procurador-Geral do Estado, Iuri Madruga; o diretor-Geral do Prodest, Marcelo Cornélio, e suas respectivas equipes.

Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz