23/04/2019 16h49 - Atualizado em 23/04/2019 17h18

Vice-governadora realiza primeira reunião técnica para construção da Agenda Mulher

A construção do programa Agenda Mulher da Vice-Governadoria do Estado do Espirito Santo deu mais um importante passo ao realizar nesta terça-feira (23), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, a primeira reunião estratégica transversal de alinhamento e integração das ações de empreendedorismo voltadas para mulheres. Na reunião foram definidos os pontos focais nos órgãos e entidades da estrutura organizacional do Governo do Estado.

Cada representante recebeu informações sobre os papéis, protagonismos e responsabilidades de cada Secretaria, além de orientações sobre demandas e prazos do programa. Ainda durante o encontro, eles puderam relatar sobre as ações para mulheres já existentes em cada um dos órgãos.

A vice-governadora, Jaqueline Moraes, abriu a reunião agradecendo a participação de todas as Secretarias e a atenção dispensada pelos representantes para a efetivação do programa.

“Não tenho dúvidas dos resultados positivos dessa interlocução entre todas as áreas do Governo Renato Casagrande. Nesta minha trajetória até a Vice-Governadoria tenho certeza que em pouco tempo estaremos colhendo os resultados positivos deste empenho, dando vez e voz às mulheres, com o empoderamento através do empreendedorismo”, declarou Jaqueline.

Na avaliação da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, o recorte feminino em todas as áreas do governo é importante e a pasta está estudando a implantação de um aplicativo para agilizar o socorro às mulheres em situações de perigo. “Ele simula um botão do pânico no celular e pode salvar vidas”, disse ela.

A subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, destacou que a primeira reunião técnica e política do Agenda Mulher teve como principal objetivo o alinhamento entre os pontos focais e a coordenação do programa, além da definição de um cronograma de entrega. “A Agenda busca de promover ações de visibilidade e empoderamento com foco nas mulheres, tendo como referência o Plano e o Pacto já existentes e que estão em revisão”, ressaltou.

Sob a coordenação de Joseane Zoghbi, também foram definidos prazos de entregas para os pontos focais, que deverão realizar levantamentos solicitados pela Unidade de Coordenação do programa, bem como um inventário de todos os projetos apresentados e que têm alinhamento com o Agenda Mulher.

A subsecretária da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Juliane Barroso, discorreu sobre a atualização do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres que conta com o “envolvimento de instituições governamentais, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo e demais instituições”, disse ela.

Também compuseram a mesa de autoridades, a gerente de Políticas para Mulheres da Sedh, Alcenir Rocha e a vice-prefeita da Serra, Marcia Lamas. Participaram da reunião e assumem como os pontos focais de atuação no alinhamento e integração das ações de empreendedorismo voltadas para mulheres as seguintes organizações da Administração Pública Estadual: SEP, Sesa; IJSN; Defensoria Pública, Secti; Sedh, Seama, Seger, Secult, Iema, Seag, Sesport, Sedes, Prodest, Ales, Esesp, Sesp, Aderes, Sedu, Setur, Banestes e Fames.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria