01/09/2016 10h17 - Atualizado em 01/09/2016 10h23

Vila Valério recebe novo sistema de esgotamento sanitário

Em meio à crise hídrica que atinge o Estado, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) inaugurou um novo sistema de esgotamento sanitário no município de Vila Valério.  A entrega, realizada nesta quarta-feira (31), contou com a presença do governador interino César Colnago; da diretora de Operação da Cesan, Sandra Sily; dos secretários estaduais de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser; e dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Valim Carnelli; além de lideranças políticas e representantes de comunidades.

A obra da estação de tratamento de esgoto custou R$ 10,9 milhões e vai beneficiar mais de nove mil habitantes da cidade, que passam a ter disponível o serviço de coleta e tratamento do esgoto sanitário. Após a adesão dos moradores ao sistema, 864 mil litros de esgoto por dia deixarão de ser lançados sem tratamento na natureza.

Ao todo foram implantados 15,6 mil metros de redes coletoras, 3,5 mil metros de emissários e uma estação de tratamento de esgoto. Estão disponíveis 1.510 ligações.

“Para que a construção do sistema tenha resultado na despoluição dos rios e lagoas, os moradores devem agora fazer a ligação dos seus imóveis à rede coletora”, disse a diretora de Operação da Cesan, Sandra Sily.

Em sua fala, o secretário João Coser ressaltou a necessidade dos moradores fazerem a ligação à rede coletora. "É muito importante essa ligação. Nesse período de crise hídrica fica ainda mais perceptível a necessidade de tratarmos o esgoto antes de devolvermos a água para o leito de nossos rios. É preciso levar essa informação para a escola, para a igreja e para nossas casas", explicou.

Para o governador em exercício, César Colnago, o investimento do Governo do Estado por meio da Cesan se traduz em saúde e qualidade de vida para a população Vila Valério. "Estamos atuando na prevenção, deixando e contaminar rios e nascentes". O governador também reforçou a importância dos moradores realizarem as ligações à rede coletora. "Não adianta termos a estação de tratamento se não houver a ligação. Seria como investir e não ter resultados".

Em relação à crise hídrica, o governador chamou a população a consumir a água de forma racional. "Estamos vivendo a seca mais extensa dos últimos 80 anos. Precisamos pensar em formas de racionar o uso água".

Se na sua calçada tem uma caixa da Cesan, basta fazer a ligação do imóvel. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

Reabilitação

Após a inauguração da estação de tratamento, César Colnago e sua comitiva visitaram as obras de reabilitação no trecho da ES 344 entre São Gabriel da Palha e Vila Valério. As obras estão em fase final, com 95% das intervenções já concluídas. Ao todo, serão 26 quilômetros de vias reabilitadas, em um investimento de, aproximadamente, R$ 32,5 milhões.

O secretário Paulo Ruy lembrou que, em breve, a rodovia será inaugurada. O trecho que liga os dois municípios se estende do entroncamento da ES 137 ao entroncamento com a ES 358, e é uma importante rodovia para o escoamento de produtos da região como pimenta, coco e mamão. São Gabriel da Palha é um dos maiores produtores de café do Brasil. A via terá acostamento e faixa multiuso.

As obras de reabilitação da ES 344 – retomadas em outubro do ano passado – vão permitir uma maior integração entre os dois municípios vizinhos que, pela proximidade, têm atividades econômicas complementares. As intervenções serão importantes também para as comunidades rurais de pequenos produtores, entre elas Padre Francisco, Córrego do Ipiranga e Córrego São Geral.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria Comunicação DER-ES - Felipe Mansur Valinho (27) 3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação da Cesan - Charley Fernandes (27) 2127-5022 / Raquel D’Ávila (27) 2127-5073 / 99909-7311 / Márcia Brito (27) 2127-5106 / 99865-5690 / comunica@cesan.com.br / www.cesan.com.br

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard